segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mercado de Trabalho




O Mercado de trabalho

O mercado continua aquecido no Centro-Oeste, região cujo motor da economia é o agronegócio, e em Minas Gerais, especialmente para o especialista em bovinocultura. A implantação de indústrias agrícolas, como Sadia e Perdigão, na Região Centro-Oeste, também tem elevado a procura pelo profissional. No Nordeste, as melhores oportunidades estão na criação de caprinos, ovinos e avestruzes, e também na de peixes e camarões. No sul do Brasil e nos estados de Mato Grosso e Rondônia, surgem empregos em fazendas e propriedades rurais, para cuidar do planejamento rural e da saúde animal.


O segmento da carne orgânica (em que os animais são criados com uso restrito de hormônios e medicamentos), embora ainda incipiente, também começa a ganhar espaço, pois cresce o número de pessoas que se preocupam com uma alimentação mais saudável. Isso deve aumentar a demanda por profissionais de zootecnia nos próximos anos. Na Região Sudeste, há um crescimento do mercado de caprinos e ovinos, e ainda são poucos os técnicos especializados para ocupar as vagas. No Sul, aumenta a criação de ovelhas para a produção industrial de lã. Nas áreas urbanas das duas regiões, há perspectivas de trabalho em laboratórios de pesquisa e biotecnologia, em empresas de exportação de produtos de origem animal e em companhias de informática, no desenvolvimento de softwares gerenciais específicos para a área. No setor público, cresce a contratação via concurso de profissionais para a fiscalização rural.


O que você pode fazer???

Animais silvestres

Administrar a alimentação e cuidar da preservação de espécies silvestres criadas para abate, como jacaré, javali, avestruz. Atuar em zoológicos.

Comércio

Orientar o consumidor na escolha e na compra de rações e medicamentos para os animais.

Melhoramento genético

Fazer a avaliação genética e desenvolver técnicas de cruzamento e inseminação artificial para garantir rebanhos mais saudáveis, férteis e produtivos.

Nutrição e alimentação animal

Formular e desenvolver suplementos alimentares em indústrias de ração e de vitaminas. Controlar a qualidade dos alimentos usados na nutrição animal e dar orientação técnica ao cliente na escolha de rações.

Planejamento e administração rural

Planejar e organizar projetos de criação de animais em fazendas, para aumentar a produtividade dos rebanhos e minimizar os custos de produção.

Saúde animal

Cuidar da saúde de rebanhos, supervisionando as condições de higiene, a aplicação de vacinas e remédios e as condições ambientais.


Meeg Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário